Na terça-feira, "estavam identificados 10 casos positivos, sendo expetável que [esse bablanço] aumente durante os próximos dias, face aos testes realizados e a realizar", refere em comunicado a autarquia, no distrito de Coimbra, presidida por Humberto Oliveira.
"Os focos de covid-19 que recentemente deflagraram no concelho conduziram a ações imediatas concertadas entre o município de Penacova, a Proteção Civil Municipal e a Direção-Geral da Saúde (DGS)", acrescenta.
Na nota, a Câmara Municipal informa que "foram tomadas medidas para mitigação do risco de contágio, como sejam o isolamento e testes, medidas essas que se encontram ativas".
"Devemos, desde já, referir a total colaboração de todos, pessoas e entidades, em todas as orientações transmitidas. A determinação de todos e de cada um de nós é a preservação da saúde pública e o combate à pandemia", acentua.
O executivo liderado por Humberto Oliveira ressalva a possibilidade de, "a todo o momento, tomar medidas que visem suspender atividades ou encerrar instalações, aguardando apenas informação determinante da parte da Autoridade Local de Saúde, que é quem tem a capacidade legal para decretar medidas aos cidadãos".
"Gostaríamos de transmitir uma palavra de confiança aos estabelecimentos que têm cumprido todas as normas e também aos estabelecimentos afetados, que agiram prontamente de forma a procurar interromper as cadeias de contágio, mesmo que isso represente mais um revés na atividade económica local", enfatiza.
A Câmara de Penacova promete manter "a prevenção e a disciplina da sociedade civil", as quais, na sua opinião, "são as melhores armas para vencer esta guerra" contra o novo coronavírus.
"Unidos, seguindo as orientações da DGS, ultrapassaremos esta página negra da história global que atravessa o mundo", sublinha.