Jamila Madeira exonerada. E há mais saídas (e entradas) no Governo

A informação consta de uma nota publicada, ao final da tarde desta quarta-feira, no site da Presidência da República.

Notícia

© Blas Manuel/Notícias Ao Minuto

Notícias Ao Minuto com Lusa
16/09/2020 19:30 ‧ 16/09/2020 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política

Governo

Jamila Madeira, até aqui secretária de Estado Adjunta e da Saúde, foi exonerada do cargo. A informação consta de uma nota da Presidência da República, publicada ao final da tarde desta quarta-feira. Nesta 'remodelação' no Governo dá-se ainda a exoneração e nomeação de mais membros do Executivo que abrangem os ministérios da Educação, Saúde, Infraestruturas e Habitação, e Mar.

Com a saída de Jamila Madeira, o cargo passa a ser assumido por António Lacerda Sales, até agora secretário de Estado da Saúde.

Para a equipa do Ministério da Saúde, entra como novo secretário de Estado Diogo Serras Lopes, até aqui vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde e que foi assessor para as questões económicas no gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

Foi também exonerada de funções Susana Amador, secretária de Estado da Educação, que será substituída por Inês Ramires

Na equipa do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, são exonerados os secretários de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto de Souto de Miranda, e da Habitação, Ana Pinho, sendo substituídos respetivamente por Hugo Santos Mendes e pela vice-presidente da bancada socialista Marina Gonçalves.

No Ministério do Mar, José Apolinário abandona as funções de secretário de Estado das Pescas para se candidatar em outubro à eleição para presidente da Comissão de Coordenação e Regional do Algarve, cargo que passa a ser desempenhado por Teresa Estêvão Pedro, advogada e que foi representante de Portugal no Conselho de Administração da Agência Europeia de Controle das Pescas entre 2010 e 2012.

A tomada de posse, informa a Presidência da República, terá lugar, numa cerimónia restrita no Palácio de Belém, já esta quinta feira, 17 de setembro, pelas 17h45.

De referir que esta é a segunda remodelação no Governo esta legislatura, depois de em junho o primeiro-ministro ter sido 'obrigado' a mexer no elenco governativo devido à saída do ministro das Finanças, Mário Centeno, para o Banco de Portugal.

[Notícia atualizada às 19h44]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas