"Foram realizados na segunda-feira perto de 200 testes nos lares", na sequência de um surto de covid-19 detetado na comunidade, os quais "deram negativo", indicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Redondo, António Recto.
Segundo o autarca, o concelho tem quatro Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), sendo a maior a da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, que tem cerca de 130 pessoas, entre utentes e funcionários.
Anteriormente, assinalou, uma funcionária deste lar testou positivo para a covid-19, encontrando-se desde então em isolamento.
António Recto adiantou que a Autoridade de Saúde Pública informou hoje o município da existência de dois novos casos de covid-19 na comunidade, o que eleva o total de ativos no concelho para 16.
Os serviços de atendimento ao público da Câmara de Redondo estão encerrados, desde terça-feira, por precaução, devido ao surto de covid-19 na comunidade, cujo primeiro caso foi detetado há quase duas semanas.
Hoje, o presidente do município realçou que as portas da autarquia vão continuar fechadas, por tempo indeterminado, referindo que o atendimento presencial está a ser feito por marcação.
"É um surto na comunidade", o qual se suspeita que tenha sido "importado de Évora", nomeadamente através de uma pessoa infetada que visitou familiares em Redondo, assinalou o autarca, em declarações prestadas anteriormente à Lusa.
Portugal contabiliza pelo menos 1.928 mortos associados à covid-19 em 70.465 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).