StayAway Covid? GNR explica como funciona a app "anónima e segura"

Guarda Nacional Republicana faz uma publicação onde tira as dúvidas que ainda podem subsistir acerca da utilização da aplicação. Mais de um milhão de portugueses já descarregaram.

Notícia

© ShutterStock

Notícias Ao Minuto
25/09/2020 13:55 ‧ 25/09/2020 por Notícias Ao Minuto

País

Covid-19

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dedica, esta sexta-feira, uma publicação à aplicação StayAway Covid, lançada para os portugueses saberem se foram contacto de proximidade com alguém infetado com o novo coronavírus. Para fazer o download através do seu telemóvel, deve ir à App Store ou à Google Play. Já mais de um milhão de pessoas o fizeram.

"Esta aplicação pretende identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com Covid-19", começa por explicar a autoridade, sendo que "cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na aplicação".

Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), "a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado, durante 15 minutos ou mais, sempre sem revelar a identidade do usuário, dos seus contactos ou de outros utilizadores", prossegue a mensagem hoje colocada no Facebook.

E o que acontece em seguida? "Se não existir registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da aplicação apresenta uma cor verde". Esta mudará para o estado amarelo "sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada Covid-19". 

A Guarda Nacional Republicana recorda ainda que a StayAway Covid é uma "aplicação anónima, voluntária e segura".

Leia Também: Mais de 1 milhão de pessoas descarregaram a aplicação Stayaway Covid

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas