"51 mil novos alunos no Superior é um marco na confiança no futuro"
António Costa reagiu através do Twitter. Resultados da primeira fase foram conhecidos hoje.
© Global Imagens
País António Costa
António Costa reagiu, na manhã deste domingo, aos resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso conhecidos às 00h01 de hoje. "51.000 novos alunos no Ensino Superior é um marco na confiança no futuro. Temos de continuar a aumentar e diversificar as formações superiores, de jovens e adultos", escreveu o primeiro-ministro na rede social Twitter.
Segundo dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior, 50.964 estudantes ficaram colocados no concurso nacional de acesso para ano letivo de 2020/2021, que começa esta semana na maioria das Instituições de Ensino Superior.
São mais 15% do que no ano passado e mais 21% do que em 2015, segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior.
No entanto, também foram mais os estudantes que decidiram concorrer (mais 23% do que no ano passado) e este ano quase 12 mil não ficaram colocados, podendo agora concorrer à 2.ª fase que começa na segunda-feira com mais de seis mil vagas disponíveis.
Ou seja, este ano houve 62.930 alunos a tentar a sua sorte, dos quais 11.966 não conseguiram lugar no ensino universitário nem politécnico.
Do total de candidatos à primeira fase do concurso, 82% ficaram colocados, sendo que 84% foram admitidos numa das suas três primeiras opções.
Os resultados da 1.ª fase do concurso estão disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior.
51.000 novos alunos no ensino superior é um marco na confiança no futuro. Temos de continuar a aumentar e diversificar as formações superiores, de jovens e adultos.
— António Costa (@antoniocostapm) September 27, 2020
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com