António Costa reagiu, na manhã deste domingo, aos resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso conhecidos às 00h01 de hoje. "51.000 novos alunos no Ensino Superior é um marco na confiança no futuro. Temos de continuar a aumentar e diversificar as formações superiores, de jovens e adultos", escreveu o primeiro-ministro na rede social Twitter.
Segundo dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior, 50.964 estudantes ficaram colocados no concurso nacional de acesso para ano letivo de 2020/2021, que começa esta semana na maioria das Instituições de Ensino Superior.
São mais 15% do que no ano passado e mais 21% do que em 2015, segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior.
No entanto, também foram mais os estudantes que decidiram concorrer (mais 23% do que no ano passado) e este ano quase 12 mil não ficaram colocados, podendo agora concorrer à 2.ª fase que começa na segunda-feira com mais de seis mil vagas disponíveis.
Ou seja, este ano houve 62.930 alunos a tentar a sua sorte, dos quais 11.966 não conseguiram lugar no ensino universitário nem politécnico.
Do total de candidatos à primeira fase do concurso, 82% ficaram colocados, sendo que 84% foram admitidos numa das suas três primeiras opções.
Os resultados da 1.ª fase do concurso estão disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior.
51.000 novos alunos no ensino superior é um marco na confiança no futuro. Temos de continuar a aumentar e diversificar as formações superiores, de jovens e adultos.
— António Costa (@antoniocostapm) September 27, 2020