Este encontro consta da agenda de Felipe VI divulgada no portal da Casa Real espanhola e foi confirmado à agência Lusa por fonte da Presidência da República.
Na nota de agenda lê-se que o rei de Espanha "manterá um encontro com o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em virtude das relações luso-espanholas", num hotel na ilha de La Toja, na província de Pontevedra, na Galiza.
Segundo o mesmo portal, o rei de Espanha participará depois na abertura da segunda edição do Fórum La Toja - Vínculo Atlântico, em que já estava confirmada a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.
A sessão de abertura contará ainda com a participação do presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo, e do presidente do grupo hoteleiro espanhol Hotusa, Amancio López Seijas, promotor desta iniciativa.
O Fórum La Toja, realizado na ilha com o mesmo nome, pretende ser "um evento de referência no debate intelectual e académico", em defesa dos "valores da democracia liberal", e na primeira edição, no ano passado, contou também com a presença do rei de Espanha, Felipe VI.
Esta será a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa e o rei Felipe VI se encontram no atual contexto de pandemia de covid-19 e a terceira vez que o Presidente da República se desloca a Espanha neste período.
Desde que se registaram em Portugal os primeiros casos de infeção com o novo coronavírus, no dia 02 de março, Marcelo Rebelo de Sousa não visitou nenhum outro país estrangeiro.
Na manhã de 01 de julho, o Presidente da República e o rei de Espanha assinalaram a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha com cerimónias em Elvas e Badajoz, juntamente com os chefes de Governo dos dois países. A fronteira tinha estado encerrada durante três meses e meio, devido à pandemia de covid-19.
Em 21 de julho, Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Madrid para um encontro com o rei Felipe VI, a convite deste.
O Fórum La Toja, de acordo com o seu portal na Internet, www.forolatoja.com, procura ter "uma representação equilibrada dos diferentes países que compõem o espaço atlântico".
Os antigos presidentes do Governo de Espanha Felipe González e Mariano Rajoy fazem parte da lista de participantes desta segunda edição, assim como o politólogo Bruno Maçães, que foi secretário de Estado dos Assuntos Europeus.