As máscaras tornaram-se num 'acessório' essencial em todas as deslocações fora do domicílio, como equipamento de proteção individual no combate à propagação do novo coronavírus em espaços fechados. Mas sabe quais os cuidados a ter durante a utilização? A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá uma ajuda e recorda-lhe as técnicas de colocação, uso, remoção e transporte.
Começamos pelo 'Como colocar?' Aqui, há cinco pontos fundamentais a seguir. Primeiro, lave as mãos e, em seguida, veja qual a posição correta: "Verificar o lado correto a colocar voltado para a cara (ex: na máscara cirúrgica, lado branco, com arame para cima)", explica a DGS numa publicação colocada nas redes sociais.
Em terceiro lugar, coloque a máscara pelos atilhos/elásticos. Depois, é hora de a "ajustar ao rosto", do "nariz até abaixo do queixo".
Por fim, é fundamental não esquecer. "Não tenha a máscara com a boca ou com o nariz desprotegidos".
Durante o uso
Está com a máscara colocada? Então há pontos a não descurar: "Troque a máscara quando estiver húmida" e "não retire a máscara para tossir ou espirrar".
Importante é também "não tocar nos olhos, face ou máscara" enquanto esta está na cara. "Se o fizer, lavar as mãos de seguida", alerta a Autoridade para a Saúde.
Vamos remover?
Após usar este equipamento de proteção individual, é hora de o tirar em segurança. O primeiro passo é lavar as mãos.
Depois, "retire a máscara pelos atilhos/elásticos" e, em seguida, descarte-a num "contentor de resíduos sem tocar na parte da frente da máscara".
Repita o passo um: "Lavar as mãos".
Transporte e limpeza de máscaras reutilizáveis
Esta é uma parte fulcral para não correr perigo entre utilizações. A Direção-Geral da Saúde dá quatro recomendações para ficar em segurança.
São elas:
- Manter e transportar as máscaras em invólucro fechado, respirável, limpo e seco;
- Caso utilize máscara comunitária, deve confirmar que esta é certificada;
- Lavar e secar, após cada utilização, seguindo as indicações do fabricante;
- Verificar nas indicações do fabricante o número máximo de utilizações.
Veja, em baixo, o quadro partilhado pela Direção-Geral da Saúde:
Leia Também: Recapitulemos. Sabe (mesmo) todas as medidas de combate à Covid-19?