O surto com origem num espaço público ao ar livre onde se joga às cartas na freguesia de Meca, no concelho de Alenquer, tem já 21 infetados, revelou o presidente da Junta, Benjamim Ferreira, em declarações à RTP.
Este novo balanço traduz um aumento de 10 casos, sendo que no passado dia 30 de setembro, o delegado de saúde, Pompeu Balsa tinha confirmado a existência de 11 infetados.
Os infetados, realçou ainda Benjamim Ferreira, são essencialmente "pessoas idosas, reformadas, que se juntam para passar o tempo".
Os testes à população vão continuar a ser realizados e, à medida que vão sendo conhecidos os resultados, estes serão divulgados pela Junta de Freguesia, garantiu o presidente.
Ainda de acordo com Benjamim Ferreira, o surto na região levou os pais a optarem por resguardar as crianças. "Por iniciativa própria optaram por deixarem as crianças irem à escola (primária e ao jardim de infância) e estou de acordo", frisou.
Para aumentar a segurança das crianças, a Junta levou a cabo uma iniciativa de testagem dos motoristas que asseguram o transporte escolar.
Recorde-se que o primeiro caso associado ao local de convívio surgiu no dia 16 de setembro, um segundo foi confirmado no dia 20 e um terceiro no último sábado, o que levou as autoridades de saúde a determinar a realização de testes, na segunda e terça-feira.