Um armador dos Estaleiros Navais de Peniche testou positivo para a Covid-19, adiantou esta quinta-feira, a RTP. Com mais um infetado, o surto neste estaleiro passa a contar com 21 infetados, designadamente, 19 tripulantes estrangeiros de embarcações de pesca de longo curso, um trabalhador e, agora, um armador dos estaleiros.
Em declarações ao canal da estação pública, José Rodrigues, da Proteção Civil de Peniche, esclareceu que alguns dos pescadores que testaram negativo continuam nas embarcações e que outros estão em quarentena, como medida de precaução.
Para os infetados estrangeiros, na maioria oriundos de países africanos e da Oceânia, foi arranjado um alojamento local para que estes pudessem cumprir a quarentena. Todos estão a ser acompanhados pelo delegado de saúde, garantiu também o responsável.
"Houve alguns contactos por parte dos pescadores infetados com a comunidade e isso está a ser acompanhado pela delegação de saúde, que já estabeleceu aquilo que é a rede de contactos próximos e não próximos", acrescentou.
Ainda segundo o elemento da Proteção Civil, houve pessoas cujos os testes de despistagem foram inconclusivos, sendo que amanhã serão realizados mais testes para garantir que não estão infetados com a Covid-19. "No fundo, é perceber como evoluem os que estão inconclusivos", concluiu.
De acordo com os últimos dados divulgados pelo município, Peniche contabiliza 114 casos confirmados de Covid-19, dos quais 45 estão ativos, 65 recuperaram e quatro morreram.