"Não há evidências de que esse contágio se tenha dado no campus universitário, dado que estão a ser cumpridas todas as medidas do plano de contingência, pelo que a atividade académica decorre dentro da normalidade", esclareceu a academia em comunicado.
A UTAD disse ter sido informada pelas entidades de saúde de que cinco estudantes da instituição testaram positivo à covid-19 e que se encontram já em isolamento.
"Informa-se também que já foram identificados e informados, pelas autoridades competentes, os elementos identificados como contactos de risco, os quais estão também em isolamento profilático e seguirão a sua atividade letiva à distância", acrescentou.
A universidade referiu que "mantém o contacto permanente com a Autoridade de Saúde local, no sentido de acompanhar a evolução dos membros da comunidade que se encontram em isolamento".
O reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, reforçou o "uso obrigatório de máscara em todo o campus" e fez ainda um apelo "a toda a comunidade para manter uma postura exemplar e serenidade no funcionamento da atividade letiva, seguindo sempre as recomendações da Autoridade de Saúde local sobre as medidas de proteção contra a covid-19.
Em Portugal, morreram 2.110 pessoas dos 89.121 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.