O Hospital de Cascais instalou um túnel de desinfeção contra a Covid-19, à entrada das instalações, que permite a desinfeção, deteção de utilização de máscara e medição da temperatura corporal de todos os utentes.
O objetivo deste sistema, segundo explica a unidade hospitalar num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, “é contribuir para combater o sentimento de insegurança da população” devido à pandemia do novo coronavírus.
A entrada principal do Hospital de Cascais estará agora sujeita a este sistema de desinfeção automático, onde os utentes terão de passar por um túnel de nebulização de Ozono, uma ação que procede a passagem por um outro sistema que deteta automaticamente a máscara facial e mede a temperatura corporal. Este sistema emite um sinal luminoso (verde ou vermelho) que indica se o utente pode ou não avançar, estando estimada a passagem de 6 a 10 utentes por minuto.
“Este sistema que decidimos instalar no Hospital de Cascais é inovador, sustentável e pioneiro na área da Saúde em Portugal. Avançámos com a implementação deste projeto porque acreditamos que irá promover um acesso mais eficiente às nossas instalações e contribuirá para melhorar a experiência dos utentes, numa altura em que os hospitais são um dos locais onde as pessoas têm mais receio de ir”, explica José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, na mesma nota.
“Assim, damos resposta a mais um desafio atual e reforçamos o nosso compromisso de cuidar sempre em segurança”, acrescenta o responsável.
O Túnel de Higienização 2.0 foi desenvolvido pela Jack The Maker e a Lusíadas Saúde. O sistema instalado no Hospital de Cascais é um protótipo que funcionará como um teste, cujo objetivo passa por melhorar e garantir mais segurança no acesso à unidade de saúde, num sistema assente em tecnologias inovadoras, sustentáveis e eficientes.