Dois operacionais do INEM de Coimbra ajudaram a nascer o filho de um casal estrangeiro, que mal falava português, revela o instituto no seu site oficial.
De acordo com a publicação tudo aconteceu na manhã do dia 23 de setembro. Filipe Pinto, técnico de Emergência Pré-hospitalar da Ambulância de Emergência, foi acionado, junto com o colega Luís Santos, para uma situação de gravidez numa zona de difícil acesso de Coimbra, a ponto de ter sido até acionado o motociclo de Emergência, “na esperança de tornar as distâncias mais curtas e o socorro mais rápido”.
Contudo, “após conquistarem três lanços de escadas de um prédio sem elevador, Filipe e Luís estariam no local e hora exatos para ajudar a nascer o filho de um casal estrangeiro, com pouca ou nenhuma facilidade de comunicação em português”.
Conta ainda o INEM que entre “muitos gestos e tentativas de comunicação”, o bebé nasceu e foi entregue à mãe, “de boa saúde”, e pronto a ser avaliado na maternidade.
“Foi tudo carregado de emoções e fiquei com o sentimento de dever cumprido e um orgulho imenso em ser o que sou. Com estas situações e desfechos como este, mais vontade tenho de vestir esta farda e com mais vontade fico em trabalhar e servir o próximo… para que outros possam viver”, declarou Filipe.