Os cemitérios do Porto vão estar encerrados nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de Novembro, revelou, esta sexta-feira, o autarca Rui Moreira através de uma mensagem publicada nas redes sociais.
O presidente da Câmara do Porto explicou que "a intenção era - e estávamos a trabalhar há mais de dez dias - numa estratégia para podermos ter os cemitérios abertos". O objetivo "era ter uma organização que nos permitisse ir lá com todas as condições de segurança, um pouco como fizemos com a Feira do Livro", de uma "forma organizada".
Contudo, "as medidas que foram anunciadas pelo Governo, nomeadamente a impossibilidade de atravessar os limites concelhios, vão obrigar a que os recursos que temos disponíveis, nomeadamente a polícia municipal, esteja ao serviço dessa mesma missão".
Por isso, "não tive outra alternativa senão decidir pelo encerramento dos cemitérios", acrescenta Rui Moreira. De todo o modo, "já a partir de amanhã", o horário de funcionamento destes será alargado: "Irão abrir meia hora mais cedo e encerrarão meia hora mais tarde" - ou seja, desde as 8h às 17h30.
Medida semelhante tomou a Câmara de Esposende, que os cemitérios do concelho vão estar encerrados no dia 1 de novembro devido à pandemia de Covid-19 e "em consonância com as recomendações das autoridades de saúde". Já em Vizela, no distrito de Braga, a autarquia informou hoje ter determinando o encerramento de todos os cemitérios do concelho, nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro.
O Governo aprovou esta quinta-feira, dia 22, novas medidas e restrições para o fim de semana do Dia de Finados (2 de novembro) em todo o território continental e já a partir das 00h desta sexta-feira para os concelhos de Felgueiras, Paços de Ferreira e Lousada.
Quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram aplicadas na Páscoa.
Regras (e proibições) para os três concelhos do Norte e para todo o país
[Notícia atualizada às 18h23]