Casos positivos nas unidades de cuidados continuados de Vila Real e Alijó

As unidades de cuidados continuados das misericórdias de Vila Real e Alijó, no distrito de Vila Real, registam hoje, respetivamente, oito e quatro casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo fontes das instituições.

Notícia

© Ritzau Scanpix/Niels Christian Vilmann via REUTERS

Lusa
28/10/2020 18:17 ‧ 28/10/2020 por Lusa

País

Covid-19

 

O vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, Vítor Santos, disse à agência Lusa que cinco utentes e três funcionários da Unidade de Cuidados Continuados Integrados fizerem um teste com resultado positivo ao novo coronavírus.

Segundo o responsável, naquela unidade há 27 utentes e 30 funcionários.

Dos cinco utentes infetados, quatro estão hospitalizados, e, de acordo com Vítor Santos, ainda se aguardam resultados dos testes realizados a colaboradores.

O rastreio foi realizado após um profissional ter revelado sintomas da doença.

O responsável disse que desde 03 de março que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real se encontra em plano de contingência.

O concelho de Vila Real contabilizava na terça-feira 178 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, encontrando-se 163 pessoas em isolamento.

Em Alijó, na Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia, três funcionários e um utente fizeram testes positivos ao novo coronavírus.

Uma enfermeira testou positivo na semana passada, levando à realização de 43 testes a funcionários e 35 a utentes.

Segundo disse hoje à agência Lusa fonte da instituição, há mais dois funcionários com testes positivos, elevando para três o número de colaboradores infetados com o novo coronavírus, os quais estão a cumprir o isolamento obrigatório.

Também um utente da Unidade de Cuidados Continuados fez um teste com resultado positivo, o qual se encontra em situação estável, faltando ainda o resultado de seis testes a utentes.

O concelho de Alijó contabiliza 60 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, estando 47 pessoas em isolamento.

O número de positivos está a aumentar desde a semana passada neste município, sendo conhecidos casos na Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, a maioria no lar de idosos, escolas e corporação dos bombeiros de Sanfins do Douro, tendo-se também alastrado à comunidade.

Em consequência, a Câmara de Alijó acionou no dia 21 de outubro o Plano Municipal de Emergência e reativou o gabinete de crise.

De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados na segunda-feira, o distrito de Vila Real contabiliza 1.010 infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

Em Portugal, morreram 2.395 pessoas dos 128.392 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas