Em comunicado, a câmara explica que depois, de terem sido detetados "vários casos" entre os funcionários das duas instituições, ao longo dos últimos dias foram realizados "sensivelmente 200 testes", entre utentes e funcionários.
Do rastreio, resultou um caso positivo entre os utentes do Centro Social de Santa Eulália e a autarquia assegura que não foram detetados casos entre os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
Para antecipar "possíveis cenários", a autarquia, em parceria com o Centro Social de Santa Eulália está a preparar, dentro das instalações, "espaços de retaguarda" para utentes, que testem tanto positivo como negativo para o novo coronavírus, que provoca a covid-19.
"Trata-se de uma medida de reforço às já implementadas pela autarquia com o objetivo de reduzir o impacto provocado pela pandemia no concelho, minimizando a propagação do vírus e assegurando as boas condições de funcionamento das instituições", assegura a Câmara de Vizela que, ao longo dos últimos meses, implementou o Programa de Apoio Municipal -- VIZELA COVID-19.
Este programa assenta num conjunto de medidas para assegurar "o combate ao surto, o estimulo à recuperação económica e a proteção social", sendo que no seguimento da implementação da situação de calamidade, o município "reforçou grande parte das medidas adotadas".
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.395 pessoas dos 128.392 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.