Hoje, 28 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Idoso e, nas redes sociais, muitas foram as organizações que não quiseram deixar o dia passar em claro. "Hoje, especialmente, telefone para aqueles que contribuíram para ser o que é hoje. Um gesto de carinho pode mudar o mundo de uma pessoa!", frisa a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Recordando que os militares continuam empenhados "no acompanhamento que, diariamente, faz dos nossos idosos, especialmente aos que vivem sozinhos, ou isolados, ou sozinhos e isolados", a GNR sublinha uma nota muito importante: "Cuide de quem cuidou de si!"
Também o Serviço Nacional de Saúde (SNS) marca a data, afirmando, no Facebook, que este dia "tem como objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa".
Hoje assinala-se o Dia Mundial do Idoso, que tem como objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. #Saúde #SNS #Idoso pic.twitter.com/KjQglCECbN
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) October 28, 2020
Já a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa uma mensagem relacionada com o novo coronavírus: "Para reduzir o impacto da Covid-19 em pessoas da terceira idade, todos devemos desempenhar um papel na sua proteção ao adotar medidas de prevenção, como o uso de máscara, o cumprimento do distanciamento físico e a lavagem frequente das mãos".
E frisa: "As pessoas da Terceira Idade são uma fonte de sabedoria e de experiência e influenciam quem somos e quem aspiramos a ser".
Para reduzir o impacto da COVID-19 em pessoas da terceira idade, todos devemos desempenhar um papel na sua proteção ao adotar medidas de prevenção, como o uso de máscara, o cumprimento do distanciamento físico e a lavagem frequente das mãos.Cuide de si, cuide de todos! pic.twitter.com/SO8ein7Zv7
— DGS (@DGSaude) October 28, 2020