O projeto Covid-19 by Crossroads, dedicado à partilha de informação estatística relativa à pandemia em Portugal, desenvolveu três Mapas de Risco, a nível de concelhos, de forma a que a gestão pandémica em cada um seja efetuada da melhor forma possível.
O primeiro mapa tem como base o próprio Mapa de Risco apresentado pelo Governo, através da Direção-Geral da Saúde, onde o limite para considerar um concelho de Alto Risco se situa no total igual ou superior a 240 novos casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.
O segundo mapa, muito semelhante ao primeiro, tem em conta apenas a evolução dos últimos sete dias, com o limite também reduzido a metade, ou seja, 120 novos casos por 100 mil habitantes.
O terceiro Mapa de Risco “é conseguido através do fator crescimento”, explicam os responsáveis pelo projeto, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Mapa de risco © DR
Este mapa compara assim os novos casos, por 100 mil habitantes, das últimas duas semanas, com o total de novos casos, em cada momento, da penúltima e antepenúltima semana.
Assim, garante o ‘Covid-19 by Crossroads’, a análise conjunta dos três mapas de risco permite aferir, de uma forma sustentada, o percurso que cada concelho está a percorrer, sendo possível constatar um agravamento ou melhoria a curto prazo da situação pandémica.
Os Mapas de Risco apresentados acima podem ser consultados aqui