Nos últimos tempos, muita tinta tem corrido sobre as dificuldades e o impacto que a gripe sazonal pode acrescentar à crise sanitária da Covid-19 durante este outono e inverno. Apesar de ter arrancado mais cedo o Plano de Vacinação Nacional contra a gripe e terem sido decretadas medidas excecionais temporárias de combate ao novo coronavírus, é certo que um combate preventivo, tanto da gripe como da Covid-19, não é sinónimo de não se apanhar estas doenças, sendo que é possível ser diagnosticado com ambas.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre este cenário clínico indesejado, a DECO Proteste, divulgou, esta terça-feira, um artigo no qual deixa alguns esclarecimentos sobre o tema.
"A Covid-19 e a gripe são doenças respiratórias contagiosas, causadas por vírus diferentes. Alguns dos sintomas são semelhantes, o que no início pode tornar difícil diferenciar as duas doenças apenas com base na sintomatologia. Ter Covid-19 e gripe - ou outras doenças respiratórias - ao mesmo tempo pode aumentar as probabilidades de complicações e pode ser caótico para os já sobrecarregados serviços de saúde", começa por alertar a maior organização de defesa do consumidor no país.
Quanto às possíveis complicações que podem derivar de contrair ambos os vírus, de acordo com investigações (com validade ainda por comprovar) feitas no Reino Unido - publicadas na revista científica British Medical Journal - "o risco de morte duplica em pessoas infetadas com gripe e SARS-CoV-2 em relação às pessoas que só têm Covid-19". Ainda segundo este estudo, os infetados com ambos os vírus "também revelaram desenvolver doenças graves". A maioria dos casos de infeção dupla ocorreram em pessoas com mais de 70 anos e mais de metade acabou por morrer.
Vacina da gripe protege contra a Covid-19?
Infelizmente, a vacina da gripe "não é uma proteção contra a Covid-19". Contudo, sublinha a DECO Proteste, "ao prevenir a gripe está a evitar que o sistema imunitário se debata com duas infeções respiratórias".
Considerando que ainda não há uma vacina contra o novo coronavírus disponível, é recomendado que "pessoas de idade, que sofram de obesidade ou de doenças crónicas" sejam vacinadas contra a gripe sazonal. "Estas vacinas têm mostrado reduzir o risco de doença por gripe, hospitalização e morte", recorda o organismo.