A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda refere em comunicado enviado à agência Lusa que a ADR-SU do hospital reabriu na terça-feira e destina-se "aos doentes com suspeita de infeção respiratória, incluindo os doentes suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus".
O espaço, situado nas instalações do pavilhão 5 do HSM (edifício onde funcionou o Serviço de Urgência até à abertura do novo bloco, em 2014), "está disponível para acolher doentes referenciados através do SNS 24, Saúde Pública ou médico de família".
"A nova ADR-SU inclui gabinete de triagem, dois gabinetes médicos, um gabinete de enfermagem, sala de emergência, uma sala de colheitas, uma área para doentes infetados e outra para doentes suspeitos e em estudo", indica a ULS.
A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão - Lafões), gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a "Mimar Mêda", na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.
Segundo dados divulgados na terça-feira, na área da ULS da Guarda o número de casos ativos de infeção por covid-19 é de 810.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.635 pessoas dos 149.443 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.