A Associação Ajuda Alimentar Cães denunciou, na noite de terça-feira, através da sua página de Facebook, um caso violentíssimo de maus tratos a animais de estimação, na ilha da Madeira.
De acordo com a publicação, um homem matou os dois cães, por envenenamento, depois de anos a mantê-los sem condições, numa habitação da freguesia de São Jorge, tal como tinha sido denunciado à associação dias antes.
“Fomos hoje [na terça-feira] até São Jorge para os resgatar e recebemos a pior notícia. O tutor já os tinha envenenado e enterrado. O tutor envenenou os dois cães. Um deles deitou no lixo e o outro enterrou. O cão que estava na casa dele, foi para o lixo e o cão que estava no terreno, foi enterrado lá mesmo. Confirmou-nos que os envenenou e que já tinha a cova pronta há três meses. Um crime vilmente pensado. Durante meses planeou este ato”, salientou a associação.
Na mesma publicação, a Associação Ajuda Alimentar Cães sublinha que estes cães “morreram lentamente e com enorme sofrimento” e que “nunca tiveram amor, conforto nem cuidados básicos de higiene ou saúde”.
Conta ainda a associação que foi o próprio homem que mostrou onde estava o corpo de um dos animais e o desenterrou.
O cadáver foi depois entregue ao Hospital Veterinário da Madeira, onde será feita uma necropsia para recolher provas.
A PSP esteve no local e tomou conta da ocorrência.
O Notícias ao Minuto decidiu não divulgar as fotos tiradas pela Associação, que mostram o corpo do animal, porque as mesmas podem ferir as suscetibilidades dos leitores mais sensíveis.