Vales para enfermeiros? "Ideia que tive foi as reuniões de tupperware"

"Isto não pode ser assim. Não podemos tratar os enfermeiros nem nenhum profissional de saúde nesta fase pandémica desta forma", acrescentou João Carvalho, presidente da secção Norte da Ordem dos Enfermeiros.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto com Lusa
18/11/2020 23:16 ‧ 18/11/2020 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País

Covid-19

Os enfermeiros da Linha Saúde 24 estão a receber vales de compras como 'prémio' pelas horas extraordinárias e, revela também a SIC Notícias, os Grupos Luz Saúde e Lusíadas estão a compensar trabalhadores que angariem enfermeiros com vales que poderão chegar aos 150 euros. 

O programa do Lusíadas já terá recrutado oito profissionais, avança o canal, sendo que teve outubro como data do seu lançamento. Na proposta aos trabalhadores é pedido que estes "recomendem uma pessoa da sua confiança".

O 'prémio' é um "carregamento do valor em cartão". "75 euros para quem sugerir um auxiliar de ação médica ou 150 euros para um enfermeiro".

Em declarações à SIC, João Carvalho, presidente da secção Norte da Ordem dos Enfermeiros afirmou que "a imagem que tive quando tomei conhecimento disto foi aquelas reuniões de tupperware que quanto mais amigas levares e mais coisas venderes mais ganhas".

"Isto não pode ser assim. Não podemos tratar os enfermeiros nem nenhum profissional de saúde nesta fase pandémica desta forma", acrescentou. 

O Grupo Luz Saúde já confirmou que está a entregar vales de compras como incentivo aos enfermeiros que atuem como 'embaixadores' dos hospitais, incluindo o Beatriz Ângelo, em Loures, no âmbito de uma campanha interna de recrutamento.

"O que estamos a fazer é a pedir a colaboração das equipas de enfermagem que já trabalham no Grupo neste processo de recrutamento", escreveu o grupo que gere a parceria público-privada do Hospital Beatriz Ângelo numa nota enviada à Lusa.

A ideia, acrescenta, "não é original, pois já foi utilizada por outros operadores privados da Saúde em Portugal e até pelo próprio Serviço Nacional de Saúde britânico".

Além do grupo Luz Saúde, também a Linha SNS24 está a entregar "um prémio temporário, associado ao período da pandemia, mas que muito se justifica neste período de grande esforço e dedicação por parte de todos", de acordo com um 'e-mail' a que a Lusa teve acesso.

A tabela associada ao 'email' aponta para prémios aos enfermeiros que fizerem mais de 40 horas semanais, sendo que os vales, com valores que variam entre os 25 aos 100 euros, são para gastar na cadeia Pingo Doce.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas