Embora os especialistas apontem para uma ligeira desaceleração no valor de transmissão do novo coronavírus em Portugal, a taxa de incidência continua elevada, o que acaba por traduzir-se, inevitavelmente, dia após dia, numa pressão cada vez maior nos hospitais do país.
Lisboa e Vale do Tejo (LVT), a segunda região mais afetada pela pandemia a seguir ao Norte, tinha, no início desta semana, 80% das camas de enfermaria e de cuidados intensivos ocupadas. Esta quinta-feira foi noticiado que o Hospital Santa Maria quase esgotou a capacidade em Unidade de Cuidados Intensivos.Um dos hospitais também na 'frente de batalha' é o Curry Cabral, pertencente ao Centro Hospitalar Lisboa Central (CHULC). Na segunda-feira, o CHULC tinha 117 camas de enfermaria ocupadas (de 181) e 19 camas de UCI ocupadas (em 28).
Nas imagens da galeria acima, pode percorrer os corredores do Curry Cabral através de fotografias captadas pela Getty.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.339.130 mortos resultantes de mais de 55,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo. Em Portugal, os últimos dados oficiais indicam que morreram 3.632 pessoas dos 236.015 casos de infeção confirmados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.