"As pessoas fazem na mesma os seus pedidos aos restaurantes, ou seja, a relação dos consumidores é a mesma, com os restaurantes, nós depois fazemos o resto. Os restaurantes articulam connosco para garantirmos que as refeições chegarão a casa sem que o consumidor pague mais por isso", explicou António Almeida Henriques.
O autarca explicava aos jornalistas que esta medida "não é inédita, mas é a forma encontrada pelo município de ajudar dois dos setores que mais estão a ser afetados pelos confinamentos, nomeadamente ao fim de semana" a partir das 13:00.
"O serviço de entrega é totalmente gratuito e é organizado e financiado pelo município de Viseu e, no fundo, o que vai fazer é garantir a entrega das refeições compradas nos restaurantes locais e será feita pelos táxis".
O serviço "Viseu Entrega" estará disponível numa plataforma onde estão os restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa autárquica e que segundo o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, "já são mais de 30" e conta com "os mais de 80 táxis ao serviço no concelho".
Este serviço estará disponível este fim de semana, o primeiro em que o concelho de Viseu está sujeito às medidas mais restritivas, com confinamento obrigatório no fim de semana a partir das 13:00 e, para o futuro, esclarece o autarca, "se verá como vai ser, vai também depender da experiência desta experiência e das necessidades futuras".
"É uma iniciativa como muitas que temos feito, porque queremos estimular a atividade económica, garantir o emprego local e fazer com que a nossa restauração não seja tão afetada, mais ainda, neste período que estamos a atravessar", defendeu Almeida Henriques.
Os taxistas "têm sido também muito afetados", explicou Almeida Henriques que contou que tem "conversado com os que estão no Rossio [no centro da cidade] e que têm manifestado as dificuldades do setor, devido ao recolhimento obrigatório" dos cidadãos por causa da pandemia da covid-19.
"É uma parceria entre o município de Viseu e a AHRESP [Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal] e a ANTRAL [Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros] com quem temos uma boa relação e gostamos de trabalhar", adiantou o autarca.