A medida foi anunciada pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, que falou aos jornalistas na cidade da Horta, tendo a seu lado o vice-presidente do executivo, Artur Lima, e o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses.
Caberá ao órgão "acompanhar e aconselhar todo o trabalho que daqui por diante tem de ser realizado" no combate à pandemia, declarou Bolieiro.
Gustavo Tato Borges é atualmente um dos vice-presidentes da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.
Sobre o profissional, o presidente do Governo dos Açores valorizou o seu "saber, experiência" e "capacidade de liderança".
Caberá à comissão hoje anunciada propor ao Governo Regional a "aquisição, transporte e armazenamento" de vacinas que venham a ser implementadas para combater o vírus, foi também revelado.
José Manuel Bolieiro demonstrou ainda "gratidão", em nome do novo executivo, a "todos os profissionais de saúde que ao longo deste tempos tudo têm feito" no combate à pandemia nos Açores.
"A exaustão destes profissionais é também uma preocupação e uma sensibilidade deste Governo", acrescentou ainda.
Bolieiro reiterou ainda o desígnio do novo Governo de criar uma autoridade de saúde "autónoma e independente" do poder governativo.
O novo Governo dos Açores, formado por PSD, CDS e PPM, tomou posse na terça-feira na Assembleia Legislativa da região.
Até ao momento, foram detetados nos Açores 835 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.
Há atualmente 436 casos recuperados e 305 casos positivos ativos, dos quais um na ilha de Santa Maria, 228 na ilha de São Miguel, 71 na ilha Terceira, dois na ilha de São Jorge, dois na ilha do Faial e um na ilha das Flores.
Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.
Leia Também: AO MINUTO: Julgamento de Rui Pinto suspenso. China quer distribuir vacina