Depois de, nos últimos dias, terem sido conhecidos alguns casos de possíveis reinfeções pelo novo coronavírus por cá, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) esclarece que, até ao momento, "não foi possível ainda confirmar inequivocamente qualquer caso de reinfeção em Portugal".
Questionado pelo Notícias ao Minuto, o Instituto revela que não está a desenvolver nenhum estudo específico relacionado com a reinfeção pelo SARS-CoV-2. Porém, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, tem colaborado com "várias entidades hospitalares e de saúde pública no sentido de esclarecer situações que possam configurar reinfeções ou reativações, traduzidas pelo aparecimento de dois diagnósticos para COVID-19 positivos intercalados com resultados negativos".
Com efeito, o INSA tem dado "especial atenção aos casos em que este cenário é suportado por dados clínicos e epidemiológicos, especialmente nos casos de potencial reinfeção. A confirmação laboratorial destes casos passa pela análise do genoma do SARS-CoV-2 das amostras positivas".
Recorde-se que o Notícias ao Minuto deu na quinta-feira, dia 26 de novembro, a conhecer o caso de Luís Vieira, que meses depois de uma primeira infeção testou positivo pela segunda-vez à Covid-19. O jovem de 26 anos esteve, pela primeira vez, infetado com o SARS-CoV-2 no final de março e, passadas duas semanas, foi considerado curado. Há cerca de uma semana, perante o aparecimento de novos sintomas, voltou a testar positivo.
Também na semana passada, o jornal Público deu conta que se tinha registado em Portugal o primeiro caso confirmado de reinfeção por Covid-19. Trata-se de uma mulher de 48 anos, residente na Grande Lisboa.
No passado domingo, refira-se ainda, o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, revelou nas redes sociais que foram diagnosticados dois casos de reinfeção naquele município.
Leia Também: Luís tem Covid pela 2.ª vez. "Um dos meus medos é ter uma 3.ª infeção"