"Durante esta primeira semana de funcionamento, esta estrutura recebeu um total de 23 doentes, tendo neste momento internadas 21 pessoas", lê-se hoje num comunicado do município.
A unidade tem capacidade, nesta primeira fase, para receber até 35 pessoas e destina-se a doentes internados em hospitais do distrito do Porto com a infeção por covid-19.
O equipamento conta, neste momento, com seis profissionais de saúde e 20 auxiliares de ação direta e de serviços gerais, além de uma diretora técnica, "de acordo com os melhores rácios para práticas seguras neste tipo de infraestruturas".
São abrangidos, segundo a autarquia, "os doentes que não têm condições nas suas casas para cumprir o isolamento obrigatório, ou aqueles que, sendo provenientes de estruturas de apoio social, como lares, não têm ainda condições para voltar à instituição".
A unidade pode ainda acomodar utentes de instituições sociais onde possam ocorrer surtos de covid-19.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.482.240 mortos resultantes de mais de 63,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 4.645 pessoas dos 303.846 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.