"A situação no Lar de Infância e Juventude Especializado (LIJE) PraCachopos está controlada, apenas estão três dos utentes infetados", disse.
O LIJE PraCachopos foi inaugurado em 2013, acolhe atualmente 13 jovens entre os 12 e os 18 anos - tem capacidade para acolher 20 utentes - e conta com 30 funcionários.
Quando o surto na instituição foi detetado, no início do mês de novembro, Fermelinda Carvalho indicou à Lusa que estavam sete utentes e três funcionários infetados.
De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de 27 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.
No documento é referido que o distrito regista 519 casos ativos, 729 casos recuperados e 28 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.
A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 245 casos. Seguem-se Nisa, com 48 casos ativos, Elvas (47), Gavião (41), Crato (40), Marvão (21), Arronches (14), Campo Maior (15) e Ponte de Sor com 10 casos ativos.
Os concelhos de Fronteira e Castelo de Vide apresentam nove casos ativos cada, Avis com oito, Alter do Chão com sete e Monforte com quatro casos ativos.
O concelho de Sousel não apresenta hoje qualquer caso ativo.
A ULSNA indica que foram feitos até hoje 30.326 testes de diagnóstico no distrito.
O país contabiliza pelo menos 4.803 mortos associados à covid-19 em 312.553 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).