"Estamos preparados para, dia 27 [de dezembro], começar a administração da vacina [contra a Covid-19]", anunciou a ministra da Saúde, ao final da manhã desta segunda-feira, indicando quais os cinco primeiros centros hospitalares a receber o fármaco.
No final da reunião de trabalho sobre o Plano de Vacinação de combate à Covid-19, a governante adiantou que as primeiras vacinas, que deverão chegar a Portugal no dia 26 de dezembro, vão para os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário de São João, para o Centro Hospitalar Universitário do Porto, para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, para o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e para o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
Estas cinco unidades hospitalares "representam a referenciação no Serviço Nacional de Saúde (SNS)". Isto é, são as "instituições de fim de linha que temos de preservar na sua capacidade de resposta".
Este será "o momento da primeira etapa [da vacinação] que continuará em janeiro". Num segundo momento, haverá um "alargamento da vacinação a outras unidades do SNS e a estruturas residenciais para pessoas institucionalizadas", adiantou a governante, acrescentando que o calendário de janeiro está a ser aperfeiçoado.
Recorde-se que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu, ao início da tarde desta segunda-feira, 'luz verde' à comercialização de emergência da vacina contra a Covid-19 do consórcio BioNTech/Pfizer. Esta é a primeira vacina a receber o 'selo' de autorização em território europeu.
Marta Temido indicou ainda que também esta segunda-feira se deu início aos trabalhos na sala de situação que foi criada no Ministério da Saúde para acompanhar o processo de vacinação. Trata-se de "um espaço de recolha e partilha de informação" que envolve "várias áreas para que tudo funcione".
Leia Também: Agência Europeia aprova vacina contra a Covid-19 na UE