Chegaram a Portugal, este sábado, sensivelmente pelas 09h40, as primeiras vacinas contra a Covid-19, em camiões refrigerados escoltados pela Guarda Nacional Republicana, avança a SIC Notícias.
O primeiro lote das vacinas contra a Covid-19, que chegou em duas caixas que no total pesam 41 quilogramas, ficará, inicialmente, armazenado numas instalações no concelho de Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra.
O processo de abertura da viatura, que estava selada, foi acompanhado no local por responsáveis do Governo, dirigidos pela ministra da Saúde, Marta Temido.
O primeiro lote da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech contempla 9.750 doses destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.
Os camiões refrigerados com as doses previstas para países da União Europeia (UE) saíram na quarta-feira de manhã da fábrica belga da farmacêutica norte-americana, situada em Puurs, no nordeste da Bélgica, sob fortes medidas de segurança, com dois veículos das forças policiais a escoltar cada um dos três veículos pesados depois do carregamento.
O início da vacinação no domingo será uma iniciativa comum aos estados-membros da UE e ocorre na mesma semana em que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) considerou segura a vacina da Pfizer-BioNTech, para a qual concedeu uma autorização "para uso de emergência", num processo que avançou a uma velocidade inédita.
[Notícia atualizada às 10h35]
Leia Também: AO MINUTO: Portugal recebe hoje vacinas. Nova estirpe chega a França