A vacinação começou um dia depois do primeiro lote com 9.750 vacinas, desenvolvida pela Pfizer-BioNTech, ter chegado a Portugal e destina-se aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.
O plano nacional de vacinação contra a Covid-19 arrancou este domingo no Hospital de São João, no Porto, com o médico infecciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Isabel Ribeiro a primeira dose, pelas 10h07.
Em Lisboa, cerca de meia hora depois, a médica internista Sandra Braz foi a primeira profissional de saúde a ser vacinada no Hospital de Santa Maria, dando início ao processo de vacinação contra a Covid-19 no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).
Recorde-se que a iniciativa abrange ao longo dos próximos dois dias os 27 estados-membros da União Europeia. O primeiro lote de 9.750 doses da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chegou este sábado a Portugal e vai ser complementado na segunda-feira com um segundo contingente de 70.200 doses.
A primeira fase de vacinação, entre o dia 27 de dezembro e o final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Veja as primeiras imagens do processo de imunização na galeria acima.