Vacinação: "Gostaria que os primeiros tivessem sido enfermeiros"
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros sublinhou ainda que as novas vacinas contra a Covid-19 são seguras e que não há motivos para se ter receio das mesmas.
© Global Imagens
País Covid-19
Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, confessou, este domingo, que gostava que os enfermeiros tivessem sido os primeiros profissionais de saúde a receber a vacina contra a Covid-19.
"Gostaria que os primeiros [a serem vacinados contra o novo coronavírus] tivessem sido enfermeiros, até pelo simbolismo porque são os que estão 24 horas e mais próximos fisicamente dos doentes. Mas, percebo que se tenha dado primazia aos diretores dos serviços, estamos em Portugal", afirmou a responsável pela ordem profissional, em declarações à TVI24.
Ana Rita Cavaco aproveitou ainda o momento para reiterar que as vacinas contra a Covid-19 são seguras e que a população não deve ter qualquer receio de as tomar. Neste sentido, a bastonária referiu que autorizou a vacinação da mãe, que se encontra numa unidade de saúde.
"As vacinas são das coisas mais seguras do mundo e, em Portugal, os enfermeiros administram-nas desde 1965", realçou.
A par da maior parte dos países da União Europeia, arrancou hoje em Portugal a vacinação contra a Covid-19. Esta campanha de inoculação é uma ação que será desenvolvida de forma gradual e cuja primeira fase incidirá sobre as pessoas mais vulneráveis, idosos ou profissionais de saúde, especialmente expostos ao novo vírus.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros esteve hoje presente no dia de início da campanha no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com