Covid-19: Primeiro lote de 9.750 vacinas chega aos Açores na quarta-feira
Vacinas começam a ser administradas no dia seguinte, dia 31, nas ilhas Terceira e São Miguel. Este domingo, o Governo açoriano tinha referido que a entrega devia ocorrer até terça-feira, segundo informações do fornecedor.
© Getty Images
País Pandemia
O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, destinado aos Açores, chega na próxima quarta-feira à noite à Terceira, confirmou o secretário regional da saúde e do desporto esta segunda-feira.
Trata-se de um lote de 9.750 doses, fornecidas diretamente pela Pfizer-BioNtech, que começam a ser administradas no dia 31 nas ilhas Terceira e São Miguel "por serem aquelas que revelam transmissão comunitária", justifica a secretaria regional.
No dia seguinte à chegada das vacinas, parte do lote segue para São Miguel, no voo das 6h50, começando a ser administrado de imediato, tal como na Terceira.
Recorde-se que a entrega deste primeiro lote aos Açores estava prevista acontecer até terça-feira desta semana.
As 9.750 doses da vacina vão ser administradas a 4.875 pessoas, reservando-se metade para a segunda inoculação, já que a vacina é administrada duas vezes por pessoa, com 21 dias de intervalo.
Na região, os primeiros a vacinar, até março do próximo ano, serão os idosos institucionalizados em lares, estruturas residenciais, rede de cuidados continuados e casas de saúde. Ao mesmo tempo, serão vacinados os profissionais de saúde e as pessoas identificadas no plano regional de vacinação com doença ou patologia.
"De março a junho, as vacinas que chegarem, serão administradas a outras pessoas, nomeadamente idosos com mais de 65 anos e pessoas entre os 50 e os 64 anos, detentoras de patologias. A partir de julho, a inoculação é genérica", declarou Clélio Meneses, citado na nota.
Esta segunda-feira, a região registou mais, elevando para 22 o número total de óbitos na região desde o início da pandemia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com