Os desentendimentos entre a GNR e a PSP na distribuição das vacinas contra a Covid-19 não terão acontecido só em Évora. De acordo com a SIC Notícias, houve incidentes entre estas forças de segurança também em Viana do Castelo, Aveiras, Setúbal e Caldas da Rainha.
Em Viana do Castelo, por exemplo, a GNR terá alterado o trajeto sem avisar a patrulha da PSP, que ficou mais de 40 minutos numa das rotundas da cidade à espera da passagem da carrinha de distribuição das vacinas para fazer a escolta da mesma.
A PSP já terá apresentado várias queixas contra os militares da GNR à secretária-geral de Segurança Interna, que coordena a articulação entre as várias Forças de Segurança.
A SIC Notícias conta também que teve acesso ao Plano de Coordenação das autoridades e que, segundo o mesmo, a GNR deve estar presente em todo o percurso para abrir caminho e, na área de responsabilidade, assegurar a “proteção de bens”. Já a partir do ponto de transição a “escolta-acompanhamento de segurança é da responsabilidade da PSP”.
Por exemplo, Évora e Viana do Castelo são da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública, o que implica um trabalho conjunto.
O mesmo documento revela que a GNR já tinha manifestado “preocupação devido a potenciais fragilidades decorrentes da troca dos elementos de segurança”. Já a PSP “assegurou que a segurança será mantida, sendo a troca de elementos realizada em movimento”.