Lar da Misericórdia de Alcobaça com 56 infetados

Um surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no distrito de Leiria, infetou 43 utentes e 13 funcionários, disse hoje à agência Lusa a diretora técnica da instituição.

Notícia

© iStock

Lusa
18/01/2021 13:28 ‧ 18/01/2021 por Lusa

País

Pandmeia

Na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), com capacidade para 68 utentes, "43 tiveram resultado positivo nos testes à covid-19", afirmou Maria da Luz Caneiro.

De acordo com a diretora técnica da instituição, o surto, detetado na quarta-feira da semana passada, resultou ainda na infeção de "13 dos 75 funcionários afetos à ERPI".

Os doentes infetados "estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros", encontrando-se "em dois pisos isolados" do lar, não tendo havido "necessidade de hospitalização, nem detransferir doentes", acrescentou.

Maria da Luz Caneiro disse ainda à Lusa que "desde sexta-feira não foram registados mais casos positivos", mas que "todos os testes com resultado negativo vão ser repetidos esta semana para confirmação".

No lar, onde os doentes já não recebiam visitas há mais de uma semana, "foi acionado o plano de contingência e estão a ser cumpridas todas as normas", sendo os utentes assistidos por "uma equipa de quatro enfermeiros e uma médica", informou a diretora técnica.

O concelho de Alcobaça regista atualmente 791 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim de situação epidemiológica publicado hoje pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria.

Desde o início da pandemia foram infetadas naquele concelho 1.814 pessoas, das quais 995 recuperaram e 28 morreram.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.861 pessoas dos 549.801 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19: Psicólogos pedem reforço das respostas na saúde mental

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas