A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu às redes sociais para fazer um importante alerta sobre burlas que estarão a decorrer usando a pandemia da Covid-19. Assim, "se lhe baterem à porta para fazer um rastreio à #COVID19 ou à sua vacinação ou oferecer serviços de telecomunicações, desconfie e contacte a GNR".
Os militares recordam ainda que "não é possível pedir a marcação da sua vacina para a Covid-19" e cada utente será "contactado pelo Serviço Nacional de Saúde para esse efeito". A marcação e convocação "nunca" será feita através de uma abordagem à sua porta.
Os principais alvos deste género de burla são os idosos "que vivem em zonas isoladas", sendo o objetivo dos criminosos "furtar ou roubar as poupanças de uma vida".
A GNR explica ainda que os métodos utilizados "passam por, de forma credível, bater à porta das vítimas fazendo crer que, no âmbito da situação vivida no nosso país, são profissionais de saúde e que pretendem rastrear os idosos quanto à Covid-19" ou, noutros casos, "a dar conta da oferta de serviços de telecomunicações". Em ambas as situações, os idosos acabam por ser vítimas de furto.
Neste sentido, a Guarda avisa que "nem os profissionais de saúde, nem os funcionários das operadoras de telecomunicações" se dirigem a casa dos cidadãos.
Esteja atento!
Leia Também: Casal terá lucrado 150 mil euros através de burla com carros de alta gama