Mais de metade das camas existentes nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) em todo o território nacional estão, neste momento, ocupadas por doentes diagnosticado com Covid-19.
No total, avançou este sábado o jornal Público, estão internados 715 pessoas infetadas com o novo coronavírus nestas unidades, o que representa 57,2% do total de camas de UCI disponíveis no país.
Ainda assim, segundo a Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, a presente situação tenderá a piorar nos próximos dias, sendo que, no melhor dos cenários, no final da próxima semana, prevê-se queestejam ocupados dois terços das camas de UCI.
No pior cenário, estima-se que 79% destas unidades estejam ocupadas só com pacientes Covid-19.
Ainda sobre as UCI, importa sublinhar que Lisboa e Vale do Tejo é a região mais pressionada, atualmente, com cerca de 65,6% das camas em UCI, seguindo-se o Centro, com 60,8%, e o Alentejo, com 57,6%.
Portugal reportou, este sábado, mais 274 mortos e 15.333 novos casos de Covid-19, registando, assim, novamente o número mais elevado, tanto de contágios diários como óbitos associados ao novo coronavírus, no espaço de 24 horas.
Leia Também: AO MINUTO: Pior dia da pandemia em Portugal; Eleições? Votar "é seguro"