Covid-19: Sobe para 11 o número de mortes em lar de Vila Nova de Cerveira

O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, provocou a morte a mais três utentes, informou hoje o presidente da Câmara, totalizando 11 óbitos associados à doença causada pelo novo coronavírus.

Notícia

© iStock

Lusa
25/01/2021 10:13 ‧ 25/01/2021 por Lusa

País

Pandemia

 

Em declarações à agência Lusa, Fernando Nogueira adiantou que, dos três utentes que morreram durante a noite, dois encontravam-se na instituição e um internado no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

"Atualmente, estão quatro internados no hospital e 55 permanecem na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI)", especificou.

"Apelamos à Segurança Social para continuar o apoio de retaguarda médica e enfermagem. Os voluntários estão a ser contactados dia a dia. Apelamos à compreensão de todos", reforçou o autarca.

O surto que atingiu a instituição teve início no dia 12.

Além dos utentes, 32 de um total de 52 funcionários da instituição - entre administrativos, profissionais de saúde e auxiliares - também se encontram infetados.

A instituição tem atualmente 10 funcionários com baixa médica e apenas 10 no ativo para garantir o funcionamento da instituição.

Foi dotada de uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR) composta por dois enfermeiros e três auxiliares e disponibilizado um médico para fazer a avaliação dos utentes.

Anteriormente, Fernando Nogueira disse que o apelo ao voluntariado lançado na terça-feira teve "resposta pronta", estando a ser gerido diariamente pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, mediante as necessidades e distribuição de horários".

Desde domingo e até terça-feira, chegam sete estudantes de enfermagem do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, que se voluntariaram para apoiar a combater o surto no Lar Maria Luísa.

Da Galiza, o município do Alto Minho recebeu "pelo menos três contactos, sendo um com disponibilidade imediata".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.121.070 mortos resultantes de mais de 98,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.469 pessoas dos 636.190 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas