"Demos o surto como encerrado, a situação está controlada. É um grande alívio", disse o provedor, em declarações à agência Lusa.
Ao todo, o surto infetou 109 pessoas na instituição, das quais 40 funcionários e 69 utentes. Dos idosos, 24 acabaram por perder a vida, mas "três deles devido a patologias não covid-19", precisou José Alberto Rosa.
Na quarta-feira, regressaram às instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola os últimos utentes que ainda se encontravam na Zona de Concentração e Apoio à População, para a qual tinham sido transferidos todos os infetados.
Um dos utentes que morreu foi João da Costa Pereira, de 97 anos, um dos fundadores do próprio lar e antigo provedor da Misericórdia de Mértola.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Leia Também: AO MINUTO: Marcelo fala sobre renovação do Estado de Emergência às 20h