Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, defendeu que o país pode já ter atingido o pico desta vaga da pandemia da Covid-19.
Contudo, em declarações ontem à noite, na SIC Notícias, o especialista alertou que na região de Lisboa e Vale do Tejo a situação é diferente.
"A tendência que se verifica de diminuição da taxa média de novos casos diz-nos que estamos a passar ou que já passámos pelo pico a nível nacional. Contudo, também verificámos que em Lisboa e Vale do Tejo continuam a liderar os novos casos", explicou Carlos Antunes, referindo como fonte da sua análise dados do Instituto Ricardo Jorge
O professor universitário esclareceu ainda que em Lisboa e Vale do Tejo "ainda não é evidente a passagem pelo pico", mas que este deverá ser atingido nos próximos dias.
"Estamos a lá chegar [ao pico pandémico em Lisboa e Vale do Tejo] porque a taxa média de novos casos está a convergir para 0 e o RT [índice de transmissibilidade] também está a convergir para 1. Será nestes dias que certamente atingiremos o pico em Lisboa", conjeturou.
Portugal registou, esta segunda-feira, mais 275 mortes e 5.805 novos casos de covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Leia Também: AO MINUTO: Alemães chegam amanhã; Vacinas falsas? Suspeitos detidos