Em declarações à agência Lusa, o provedor da SCME, Francisco Lopes Figueira, indicou que o surto no Lar Nossa Senhora da Visitação "foi considerado extinto", depois de as autoridades de saúde terem dado "alta a todos utentes e funcionários" que estiveram infetados.
Já os cinco utentes da instituição que fizeram teste negativo para o coronavírus SARS-CoV-2 e que, entretanto, tinham sido transferidos para a zona de concentração e apoio à população (ZCAP) de Mora, também no distrito de Évora, já regressaram ao lar, adiantou.
Segundo o responsável, na sequência do surto, foram infetados 19 dos 24 utentes e seis dos 19 funcionários, tendo sido registadas as mortes de duas utentes que já apresentavam "muitas debilidades anteriores à covid-19".
O surto do vírus que provoca a covid-19 no Lar Nossa Senhora da Visitação, da Misericórdia de Évora, foi confirmado em 29 de dezembro de 2020, inicialmente com 13 utentes e quatro funcionários infetados.
Este surto teve origem num trabalhador infetado no exterior, diagnosticado numa testagem regular da instituição, alguns dias antes, indicou anteriormente a Santa Casa da Misericórdia de Évora.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: Covid-19: Alentejo tem 37 surtos ativos em lares