A equipa de médicos alemães que chega hoje a Portugal para ajudar no combate à Covid-19 no país vai para o Hospital da Luz, em Lisboa, avança a SIC Notícias. Esta decisão, tomada na terça-feira à noite, acrescenta o canal, justifica-se com o facto de este ser "o único hospital que conseguia, de forma rápida, receber os 26 elementos destacados pela Alemanha".
O avião militar, que entretanto levantou voo, partiu de Wunstorf e será recebido em território nacional pela ministra da Saúde e pelo ministro da Defesa, estando a chegada prevista ao aeroporto de Figo Maduro pelas 13h15.
No aeroporto germânico marcou presença o embaixador português na Alemanha, Henrique Nelson Portela Guedes, bem como o militar médico Ulrich Baumgaertner, que é quem lidera esta comitiva de ajuda.
O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou a 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, e foi agora concretizado com uma equipa constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos. São ainda transportados 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.
"Sabemos que o sistema de saúde em Portugal está, por vezes, muito sobrecarregado. O quadro de funcionários dos hospitais e, principalmente, das unidades de cuidados intensivos atingiu o limite. Queremos apoiá-los com a nossa equipa, mas também com material clínico para, pelo menos, aliviar a situação", sublinhou Ulrich Baumgärtner em declarações à Lusa.
De acordo com um comunicado conjunto dos Ministérios da Saúde e da Defesa de Portugal, os profissionais de saúde alemães permanecerão no país "durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário".
[Notícia atualizada às 11h43]
Leia Também: Chefe da equipa médica alemã espera ajudar a "aliviar" SNS português