Penacova tem lampreia em take way com a participação de oito restaurantes
Oito restaurantes do concelho de Penacova vão comercializar arroz de lampreia em regime de 'take away' no âmbito de uma campanha que começa na sexta-feira, anunciou hoje a Câmara Municipal.
© Wikimedia Commons
País Lampreia
"Os amantes da lampreia de Penacova vão poder, enquanto os estabelecimentos estiverem encerrados ao público, levar a comida para casa", informa em comunicado o município presidido por Humberto Oliveira, indicando que a iniciativa, além da autarquia e dos restaurantes aderentes, envolve ainda a Confraria da Lampreia.
Para o socialista Humberto Oliveira, desengane-se "quem pensa que a lampreia e o 'take away' não combinam".
"As pessoas podem telefonar aos restaurantes a reservar as doses pretendidas e, no momento de as irem buscar, receberão um 'kit' que inclui as doses de lampreia pré-confecionadas, um saco com arroz cru na medida das respetivas doses, a tradicional doçaria e ainda um folheto que conta a história ligada à lampreia", adianta.
Ciclóstomo do tempo dos dinossauros, que nesta época do ano sobe o rio Mondego, entre o estuário, na Figueira da Foz, e vários municípios a montante de Penacova, a lampreia é uma "iguaria da identidade gastronómica" da região, o que justifica esta campanha promocional com a participação de oito casas da especialidade.
"Cada restaurante explicará como terminar a confeção do arroz de lampreia em casa e em segurança. Mas desengane-se também quem pretender assim descobrir o segredo da confeção", avisa a autarquia do distrito de Coimbra.
Citado na mesma nota, o vereador da Cultura e do Turismo, João Azadinho, explica que "o segredo está na forma como a lampreia é amanhada, temperada e cozinhada".
"Esse continuará nas mãos das cozinheiras e dos cozinheiros dos nossos restaurantes", afirma João Azadinho, sublinhando a "importância de manter viva a tradição" de Penacova.
No entanto, o município "mantém a esperança de que seja possível ainda realizar o habitual festival da lampreia, (...) adiando-o para uma data que a pandemia possibilite".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com