Numa altura em que o confinamento e as aulas online levam as crianças e jovens a passarem (ainda) mais tempo em frente aos ecrãs e na Internet, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou, esta quarta-feira, nas redes sociais, uma série de conselhos para os pais. Até porque, nas redes, nem tudo é o que parece...
"Já parou para falar com o seu filho sobre os perigos de fazer novas amizades na Internet? Nem sempre quem está 'do outro lado' tem boas intenções!", começa por alertar a autoridade.
Em seguida, recomenda aos pais que se mantenham "informados relativamente às redes sociais que o seu filho utiliza e alerte-o para os perigos que daí podem advir".
Outra das 'dicas' vai no sentido de "aumentar a supervisão sobre o seu filho". "Fale com ele e perceba com quem ele interage", aponta a GNR.
Em terceiro lugar, deve também alertar os mais novos "sobre o risco de contactar com desconhecidos, sensibilizando-o para não facultar os seus dados pessoais, nomeadamente o contacto telefónico, a morada ou a escola que frequenta".
Por fim, enquanto pai ou encarregado de educação, poderá ainda "utilizar as ferramentas de privacidade das redes sociais para aumentar a privacidade do seu filho."
E não se esqueça: "Pela web, quem vê caras não vê corações".
Leia Também: Ministro reitera importância das aulas na TV, o "legado" para o futuro