"As férias na Madeira vão existir este Carnaval e na Páscoa, uma vez que houve aulas e no continente não", afirmou Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita a uma empresa que desenvolve atividade no âmbito da construção, reabilitação, restauro e manutenção do património, em Santa Cruz.
Contudo, segundo o presidente do executivo madeirense, "o calendário dos exames será coincidente com aquele que for anunciado a nível nacional".
No continente, depois de duas semanas de pausa lectiva, os alunos voltaram a ter aulas à distância na segunda-feira com um novo calendário para recuperar os 11 dias de pausa.
Assim, no continente haverá aulas nos três dias de férias do Carnaval (de 15 a 17 de fevereiro) e as férias da Páscoa vão começar mais tarde, em 29 de Março, e ser de apenas uma semana, terminando em 01 de Abril.
Na Madeira, em 28 de janeiro, o Governo Regional apenas suspendeu as aulas presenciais para os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.
Relativamente aos exames nacionais, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou hoje que foram adiados para julho e setembro e as provas de aferição de Educação Física e Expressões Artísticas foram canceladas.
Em entrevista à Rádio Renascença, o ministro revelou que devido à pandemia de covid-19 as datas dos exames voltaram este ano a ser alteradas e as primeiras provas de aferição,previstas para decorrer entre os dias 03 a 11 de maio, foram canceladas.
A alteração do calendário escolar, provocada pela pausa letiva que ocorreu entre o final de janeiro e princípios de março, obrigou a adiar os exames nacionais: a primeira fase passa de junho para julho e a segunda fase será em setembro, em vez de julho.
Quanto às provas de aferição, dirigidas aos alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos, estão neste momentocanceladas as primeiras provasque seriam realizadas no início de maio pelosalunos do 2.º ano (Educação Física e de Expressões Artísticas).
Quanto às restantes disciplinas, o ministro diz ser cedo para tomar decisões, pois, "neste momento não temos elementos que nos permitam, inequivocamente, dizer que temos de condicionar esta ou aquela opção".
Neste momento, segundo o calendário das avaliações externas para o atual ano letivo, mantêm-se ainda as provas previstas para os alunos do 5.º e 8.º ano, que entre 17 e 26 de maio deverão realizar as provas de interação orais de Inglês.
Já no início de junho, os alunos do 5.º fazem provas de Português e Inglês enquantoos do 8.º realizam testes a Matemática e Inglês.
Depois voltam a ser os alunos do 2.º ano a realizar provas: Matemática e Estudo do Meio (a 16 de junho) e Português e Estudo do Meio (18 de junho).
O novo calendário escolar será publicado hoje em Diário da República.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.368.493 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 15.034 pessoas dos 781.223 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: Crianças de Porto de Mós obrigadas a ir à escola por falta de internet