Este sábado, dia 13 de fevereiro - e véspera do Dia dos Namorados - assinala-se o Dia Internacional do Preservativo. Nas redes sociais, a Direção-Geral da Saúde (DGS) fez questão de marcar a data que "tem como objetivo alertar para a importância do preservativo enquanto medida de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e gravidezes não desejadas".
Sob o 'mote' "Seguro, para todos os sexos", a Autoridade para a Saúde frisa ainda que o preservativo, "quando utilizado corretamente e de forma consistente", é "altamente eficaz na prevenção da transmissão sexual do VIH, o vírus que provoca a SIDA".
O Dia Internacional do Preservativo, recorde-se, celebra-se desde 2008, por iniciativa da AIDS Health Care Foundation, no dia 13 de fevereiro.
"Usar não custa. Cuide de si, cuide de todos!"
De lembrar que a diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida, Isabel Aldir, alertou hoje para a necessidade do uso consistente do preservativo para evitar infeções sexualmente transmissíveis como a sífilis, cujo casos têm estado a aumentar em Portugal.
Os dados indicam que em relação à infeção por VIH, Portugal tem vindo a conseguir alcançar bons resultados, mas "ainda assim, os números de novas infeções em Portugal mantêm-se mais elevados comparativamente àquilo que é a média da União Europeia".
Leia Também: DGS alerta para importância do preservativo para evitar doenças