Centenas de portugueses retidos no Brasil. Repatriamento em estudo

Pelo menos uma centena de portugueses reúne os critérios necessários para o repatriamento. Voos entre Portugal e Brasil estão suspensos desde o final de janeiro deste ano.

Notícia

© Vasco Pinho

Notícias ao Minuto
15/02/2021 23:29 ‧ 15/02/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

Centenas de portugueses retidos no Brasil querem regressar ao país. De acordo com a Embaixada de Portugal no Brasil, está a ser estudada uma operação para repatriar estes cidadãos nacionais, adiantou, esta segunda-feira, a RTP.

Neste momento, ainda está a decorrer o levamento dos pedidos de regresso ao país por parte das autoridades, sendo que pelo menos uma centena de pessoas preenchem os critérios de repatriamento.

"São umas centenas [de pessoas que querem voltar para Portugal], mas dessas, cerca de uma centena são pessoas que nós consideramos que podem preencher esses critérios na base de problemas humanitários, na saúde, nas carências", esclareceu Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, em declarações ao canal da estação pública.

Sobre quando poderá ser tomada uma decisão, o embaixador não se quis comprometer com nenhuma data, ainda que sugerisse que a operação pode estar para breve.

"Não sei [quando poderão ocorrer os repatriamentos]. Não é uma questão que possa responder. Sei que estamos fazer por isso e penso que devemos estar preparados", afirmou.

As ligações aéreas entre os dois países foram suspensas em 29 de janeiro, devido à nova variante da Covid-19. Entretanto, no âmbito da renovação do Estado de Emergência, a medida foi prolongada até pelo menos 1 de março.

Leia Também: AO MINUTO: 528 óbitos no Brasil. Empresas a pagar parte da luz e água?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas