Duas baleias que arrojaram numa zona rochosa do portinho da Areia Larga, no concelho da Madalena, na ilha do Pico (Açores), foram, na manhã de ontem, dia 16, resgatadas com a colaboração da Autoridade Marítima Nacional (AMN). Uma delas foi encontrada já sem vida.
A ação decorreu na sequência de um alerta recebido esta terça-feira pelas 9h30. Para o local foram ativados elementos do Comando-local da Polícia Marítima e da Capitania da Horta, mergulhadores dos Bombeiros Voluntários da Madalena e elementos da Câmara Municipal da Madalena, indica a AMN em comunicado.
No local, "procedeu-se ao resgate de uma das baleias, com auxílio de uma retroescavadora da Câmara Municipal da Madalena". O mamífero foi, posteriormente, "colocado na água e encaminhado para fora das águas portuárias (zona fora de perigo) com o apoio de uma embarcação de recreio de um popular e dos mergulhadores dos Bombeiros Voluntários da Madalena".
Já o outro animal, "encontrado sem vida", foi removido do local "com recurso aos meios da Câmara Municipal da Madalena, acompanhada por uma equipa de biólogos do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores", explica a mesma nota.
O Comando-local da Polícia Marítima da Horta tomou conta da ocorrência.
Duas baleias resgatadas na ilha do Pico. Uma foi já encontrada sem vida© Reprodução / Autoridade Marítima Nacional
Leia Também: Recuperada carcaça de baleia com 70 toneladas em Itália