De acordo com o site do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja, mas, em declarações à Lusa, fonte do IPMA disse não haver ocorrências significativas até ao momento.
Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.
Já os distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, assim como as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem neste momento sob alerta amarelo todos os 18 distritos de Portugal continental.
No entanto, o responsável da ANEPC disse à Lusa que às 11h00 os distritos de Lisboa e Setúbal passam a alerta laranja, regressando a alerta amarelo às 21h00.
A situação de alerta amarelo em todo o país vai manter-se depois até às 13h00 de domingo.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje chuva, vento e agitação marítima forte: Chuva, por vezes forte, no litoral Norte e Centro, estendendo-se ao restante litoral oeste a partir do final da manhã, e gradualmente às restantes regiões; vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante sul, por vezes com rajadas até 90 km/h, podendo atingir os 100 km/h no litoral Norte, eforte (40 a 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 110 km/h.