Universidade Nova de Lisboa recebe 10 laboratórios financiados pela FCT

A Universidade Nova de Lisboa anunciou hoje que integra 10 dos 40 laboratórios associados (LA) que são financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/02/2021 17:58 ‧ 26/02/2021 por Lusa

País

Ciência

De acordo com um comunicado da Universidade Nova, dos 10 laboratórios associados que fazem parte da universidade, seis são da faculdade de Ciência e Tecnologia.

Os LA são instituições de investigação e desenvolvimentoque têm o objetivo de assegurar recursos humanos e infraestrutura para promoverem sustentavelmente carreiras científicas e técnicas para doutorados.

O concurso lançado o ano passado pela FCT, entidade na dependência do Governo que financia a investigação científica em Portugal, aprovou 40 LA, uns novos e outros que renovaram o estatuto, de um total de 45 candidaturas.

As candidaturas foram avaliadas por um painel nacional, com a colaboração de um conselho científico internacional.

A maioria dos laboratórios (30) concentra-se nas áreas das Ciências Exatas e Engenharia e das Ciências Naturais e do Ambiente. Menos de metade dos seus coordenadores (13) são mulheres.

De acordo com o regulamento dos laboratórios associados, estas instituições comprometem-se, no prazo máximo de cinco anos, após a criação ou renovação do estatuto, a incluir nas carreiras científicas ou técnicas pelo menos 10 por cento de doutorados integrados nas unidades de investigação envolvidas na candidatura apresentada à mais recente avaliação feita a estas mesmas unidades (e que compõem os laboratórios).

A integração nas carreiras tem sido uma reivindicação há vários anos dos investigadores que têm acumulado bolsas ao longo do tempo.

O estatuto de laboratório associado é dado por "despacho do membro do Governo responsável pela área da ciência e tecnologia, exarado sob proposta a elaborar pela FCT".

O apoio financeiro da FCT tem a duração inicial de cinco anos, "ao qual se seguirá um financiamento pelo período remanescente de vigência do estatuto", isto é, mais cinco anos, "atribuído no respeito pelas regras que regem a assunção de compromissos plurianuais".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas