Os casos ativos são 55 e as vigilâncias ativas 864, não havendo internados nos hospitais da Região Autónoma dos Açores, tal como sexta-feira, mantendo-se o número de óbitos nos 29.
A freguesia de Rabo de Peixe, única dos Açores em regime de cerca sanitária, registou menos um caso ativo (37), sendo que na região o maior número de infetados registados são mulheres (1968), surgindo os homens com 1883.
Cumpre-se hoje um ano sobre o surgimento da pandemia de covid-19, que surpreendeu o mundo, a começar pelo país onde teve origem, a China, passando pela Europa ou Portugal, que minimizaram a doença no início, mostram as notícias de há um ano.
A primeira notícia sobre a doença, que não era ainda sequer atribuída a um coronavírus, surgiu em 31 de dezembro de 2019, quando as autoridades sanitárias de Wuhan, capital da província central chinesa de Hubei, anunciaram ter registo de pelo menos 27 casos de uma pneumonia viral na cidade.
Portugal viria a ter os primeiros dois casos em território nacional faz na terça-feira um ano e desde então sofreu três vagas da pandemia da doença covid-19, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provocaram mais de 800.000 infeções, das quais mais de 16.000 levaram à morte dos doentes.
Leia Também: AO MINUTO: Balanço da vacinação "é positivo"; UCI com maior alívio